quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Lua Nova (New Moon)

SESSÃO "Cedendo Espaço"
Por Giulia Prates


Adaptar uma obra literária para os cinemas é sempre uma tarefa complicada. Com a limitação de tempo, é difícil não deixar partes importantes de fora, principalmente com livros compridos, como é o caso de Lua Nova, de Stephenie Meyer. Além disso, sendo a obra uma febre mundial, a pressão que cai sobre a produção do filme é ainda maior. Porém, os fãs do livro não ficarão tão decepcionados com esse filme quanto provavelmente ficaram com o primeiro da saga Crepúsculo. Além de incluir todas as partes essenciais do enredo, o segundo filme da seqüência conseguiu superar a principal falha de seu precursor - a de transmitir a atmosfera certa do livro.

Em minha humilde opinião de fã de Crepúsculo, esse segundo filme passa da melhor maneira possível as fortes sensações de obsessão, perda e sofrimento da protagonista Bella (Kristen Stewart), que são de maior importância no livro. Por exemplo, a seqüência em que ela está sentada em seu quarto, na mesma posição, enquanto os meses se passam lá fora, foi uma ótima saída encontrada pelo diretor Chris Weitz de mostrar uma grande parte do livro sem cansar o público.

Porém, nem mesmo o bom trabalho de Weitz pôde superar as inúmeras falhas da atuação de Robert Pattinson, o vampiro-galã Edward Cullen. Suas sofríveis expressões faciais, assim como seu ainda-mais-sofrível batom, impedem que o público se afeiçoe pelo personagem do filme, como Stephenie Meyer conseguiu que se apaixonassem no livro. Pelo contrário, é Taylor Lautner, como o lobisomem-galã Jacob Black, que conquista a audiência. Sua atuação é indiscutivelmente melhor do que as dos demais protagonistas, o que causa uma confusão nas cabeças de quem assiste ao filme, na hora de escolher seu time (Jacob x Edward). Kristen Stewart, com sua precária performance que inclui apenas duas expressões faciais (igualmente monótonas), também perde pontos para a avaliação da obra. Pra completar, a tão esperada aparição da jovem atriz Dakota Fanning foi curta demais, não sendo suficiente para salvar a reputação do elenco.

O filme se perde um pouco ao se encaminhar para o final. As últimas cenas são mal construídas, com transições bruscas, o que torna difícil a compreensão para quem não está familiarizado com a história. Honestamente, à parte de ótimos efeitos especiais e emocionantes cenas de ação, o filme não apresenta muitos elementos que façam seu dinheiro do cinema valer a pena.


10 comentários:

Unknown disse...

só tenho a dizer que me surpreendeu a giulia fazer a crítica de um filme da saga crepúsculo. logo ela que quase não conhece nada.

Julia Niemeyer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Julia Niemeyer disse...

Discordo com algumas coisas: acho que o filme infelizmente não foi feliz em transmitir o feeling esperado e a construção é sempre muito brusca e corrida, não dando tempo ao público de se familiarizar com as condições dos personagens.
Acho que a atuação da Kirsten não é das melhores, mas isso acontece porque ela tenta transmitir a personagem Bella, que na história é meio apática e sem sal. É possível saber disso comparando sua atuação com a de outros filmes, como Into the Wild.

De resto, estou de acordo. A produção está de parabéns, mas o diretor ainda não conseguiu fazer um filme realmente digno como, por exemplo, Peter Jackson foi capaz com Senhor dos Anéis.

Giulia Prates disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Giulia Prates disse...

Julia, querida... você não leu o livro o.O como vai saber dessas coisas?? hahaha
E Jesus amado, não é possível que vc defenda de alguma forma a atuação da Kirsten Stewart... principalmente usando Into the Wild como parâmetro, onde ela tb está medonha hahahahahaha

Rafael Mathias disse...

hahaha essa resposta da giulia foi sacanagem, hahahahhah

Unknown disse...

vc eh uma idiota e naum sabe o que fala o desempenho dos fãs são um apoio moral ao elenco e não o que vc acha e o filme esta bom td bem q crepusculo não ficou tão parecido mais no final está escrito:"baseado no livro crepusculo" não "Obra que copia o filme em forma de video" vc não entende??o filme e o livro é mto bom e a única coisa mal construida ´´e a sua opinião...

Anônimo disse...

Julia, Peter adaptou e dirigiu os 3 (imaginem esse 3 em Caps Lock)Senhor dos Anéis. Ele fez arte, ele fez acontecer cinema.

Essa saga crepúsculo se trata de dinheiro. (imaginem esse ponto em Caps Lock)

E eu não li livro nenhum, e só assisti o Crepúsculo, mas pelo o que eu ouvi por aí é que o segundo livro é exatamente a crise da tal de Bella, dividida entre o vamp e o lobsomen, pra então se decidir no terceiro livro.

Se você acha que o filme "causa uma confusão nas cabeças de quem assiste ao filme, na hora de escolher seu time (Jacob x Edward)", o Diretor fez um bom trabalho, não?!

Pandora disse...

Até parece que os fãs ligam para a atuação dos atores, quem é fã vê o que quer vê e pronto, discutir é inutil, uma perda total de tempo kkk... E mesmo o filme sendo ruim e a história mal contada com todos os pros ainda assim em Junho estarei euforica assistindo Eclipse!!!

Giulia Prates disse...

'Se você acha que o filme "causa uma confusão nas cabeças de quem assiste ao filme, na hora de escolher seu time (Jacob x Edward)", o Diretor fez um bom trabalho, não?!'

Na verdade não.. o livro é parcial, deixa claro que é com o Edward que a Bella tem que ficar.. desde o começo. Se alguém torce contra o casal, é porque quer causar polêmica. :)

Postar um comentário