segunda-feira, 30 de novembro de 2009

À Procura de Eric (Looking For Eric)

Por Rafael Mathias



Falar de futebol no cinema não é fácil, usá-lo como elemento crucial em um filme, menos ainda. Curiosamente, nenhum filme sobre futebol até agora foi muito bem-sucedido, a magia dos gramados parece não ser totalmente transmitida para as telonas. Consigo me lembrar agora de Gol, Pelé Eterno, Penalidade Máxima (Mean Machine) e Linha de Passe. O primeiro foi um fracasso; o segundo: ficou na lembrança; o terceiro é tão ruim que nem terminei de ver; o quarto sim, esse valeu a pena. Por quê? Por ter usado o futebol apenas como um pano de fundo, como uma metáfora para a vida cotidiana, etc.

Dessa mesma forma trabalha o filme À Procura de Eric, usando o futebol como um elemento narrativo da vida do protagonista Eric Bishop. Elemento esse, personificado por seu ídolo Eric Cantona, ex-jogador do Manchester United (interpretado por ele mesmo).

O longa dirigido por Ken Loach foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes 2009, e conta a história de Eric Bishop, um sujeito infeliz com suas escolhas e sua realidade. Clássica crise de meia-idade.

O tema futebol e a glória desse esporte são abordados de forma instigante, apesar de algumas vezes cair em lições bobinhas. Sem contar que a trilha sonora nas imagens dos lances de Cantona é repleta de musiquinhas-menu-de-dvd, brega que só.

Com humor refinado, o roteiro se dispõe a contar uma história de uma personagem cativante, mas o coloca em situações desnecessárias. Tive a sensação de estar assistindo a milhões de capítulos de uma novela, comprimidos em 116min. Acontece de tudo com o nosso carismático Eric.

Os momentos mais válidos do filme são os de reflexão e debate, de Eric para Eric, embalados por tragos de maconha. Além disso, o cômico gran finale, que nos transmite um grande senso de humanismo em Eric e seus comparsas. Ah, e não saiam da sala de cinema assim que o crédito começar, valerá a pena.


1 comentários:

Anônimo disse...

musiquinha menu-de-dvd haha.
seu texto tá muito bom

apesar de ter achado o filme um saquinho.

Postar um comentário