terça-feira, 26 de janeiro de 2010

9 - A Salvação

SESSÃO "Cedendo Espaço"
Por Vitor Lopes



Ha. Se alguém precisava de um ponto final para a discussão de que “animações podem ser não-infantis”, aqui está. 9 – A Salvação comprova isso com seu tema, seus personagens, cores e vozes. Já estava mais do que na hora das pessoas entenderem que animação é uma técnica, e não um gênero, podendo ser comedia, drama, romance, suspense e, até mesmo, infantil.

Num mundo pós apocalíptico, destruído pela guerra entre homens e máquinas, somos apresentados ao boneco de pano chamado 9. Sem entender como é possível um boneco ter vida, e sem saber para que foi criado, descobrimos que ele não é o único de sua “espécie”. Seus antecessores, seus 8 antecessores, possuem personalidades muito bem defenidas, e cada um deles parece representar um aspecto da vida humana. 9 nos leva através de uma história cheia de simbolismo e subjetividade, guiado por sua curiosidade e desejo de liberdade. A aventura se passa num terreno Tim Burtonicamente sombrio e caótico, com direito a perseguições intensas e máquinas com inteligência artificial. E o que parece ser, a princípio, apenas uma tentativa de sobrevivência do grupo nessa terra inóspita, na verdade é uma busca pela resposta à pergunta primordial de todos os seres humanos: Quem somos nós?!

Essa história já havia sido apresentada ao mundo em 2005 quando o diretor de 9 – A Salvação, Shane Acker, concorreu ao oscar com seu curta 9, também animação, que contia a idéia central do filme. Foi graças a esse curta que Tim Burton se interessou pelo trabalho de Shane e resolver produzir a versão longa para os cinemas. Quem quiser dar uma conferida no curta, que por sinal tem a mesma qualidade técnica do longa, pode procurar por Shane Acker`s 9 no Youtube.

5 comentários:

Unknown disse...

A animação Coraline (que tem versão em 3D) mostrou tb que era gênero para adultos...

Anônimo disse...

Em stop motion (que eu amo) ainda por cima. Mas Coraline ainda tem aquelas cores bem vivas, e uns detalhes meio infantis. Mas dá medo :(

Elaine disse...

O que mais esperar do visionário realizador do século ? Água virar vinho, abrir mar vermelho pra que ? , se Tim consegue fazer vooc entrar num mundo muito mais real... Amo Tim , E Alice no país das maravilhas promete tbm !!!

Elaine Cristina Esteves.

Desiré Taconi disse...

Quero mundo ver esse filme! Vou da uma olhada no curtinha no youtube!

Unknown disse...

Engraçado que eu só entendi realmente os filmes de animação da Disney, pelo menos, quando eu cresci. E olha que as vezes pegava um filme pra Cristo e via sempre o mesmo todo dia durante semanas. Vai ver eu era uma criança bem estúpida! hahaha!E eles pareciam durar bem mais naquela época. Mas acho que adulto curte mais mesmo. Vou procurar Shane Acker`s 9 no Youtube

Postar um comentário