quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Invictus

Por Rafael Mathias



Um filme sobre a Copa do Mundo de Rugby não poderia sair em melhor momento: no mesmo ano da Copa do Mundo (de futebol) da África do Sul. Mas este não é só um filme sobre rugby. A eleição de Nelson Mandela como presidente da África do Sul também é tema. Mas esse não é só um filme sobre Mandela…

A história é baseada no livro de John Carlin, Playing the Enemy: Nelson Mandela and The Game that Changed a Nation, que relata a trajetória de Mandela como presidente. O mais incrível é como Mandela conseguiu perceber a importância de um esporte para uma nação, e como a Copa do Mundo de Rugby de 1994 poderia ser explorada para unir um povo que a pouco tempo sofria com o regime do apartheid. O ícone escolhido por Mandela foi o capitão da seleção de rugby da África do Sul, François Pienaar, interpretado por Matt Damon (que emagreceu rapidinho após “O Desinformate”).


A diversidade de assuntos tratados na trama é impressionante. Metodoligia política, importância do esporte, preconceito racial, etc. Uma caracterítica da direção de Clint Eastwood, tratar das diferenças. (Como já vimos em Menina de Ouro e Gran Torino). O curioso humanismo do durão Eastwood é intensificado pelo seu detalhismo, de ótimos planos gerais e closes das partidas.


Convenhamos, Morgan Freeman não parece menos com Nelson Mandela do que Anthony Kieds com Iggy Pop. Com certeza todos já tinham percebido isso. Tal semelhança rendeu a Freeman uma indicação merecidíssima ao Globo de Ouro de Melhor Ator. Após sair da prisão finalmente Mandela is a Freeman!


4 comentários:

Anônimo disse...

Huahuauhuauhuahuaha.... Oscar de melhor trocadilo do ano, fato!

Apesar de ter um pé meio atrás com o Clint, eu to louco pra ver esse filme.

Principalmente pq o próprio Mandela disse uma vez que, se fosse pra alguém interpretá-lo nos cinemas, essa pessoa deveria ser o Freeman.

expectativas....... :S

Unknown disse...

achei esse trocadilho genial desde o vaca brava. hahaha

Matheus Miguens disse...

achei patético. Sorte a sua não ter que passar por um clã julgador antes de postar uma crítica!

jojo disse...

tambem eu gostei do filme mas achei a segunda parte (o suspense esportivo) longa demais.

Postar um comentário