domingo, 28 de fevereiro de 2010

Das Weisse Band (A Fita Branca)

Por Rafael Mathias



Das Weisse Band ganhou a Palma de Ouro, por melhor filme estrangeiro foi indicado ao Oscar e levou o Globo, também de Ouro. Conclusão: não tem como deixar de ver esse filme.

Agora vamos aos méritos. A temática do filme é ousada, bota em questão a inocência e a pureza das crianças, e é disso que se trata a fita branca. A estrutura narrativa é linear, porém, vários personagens moradores do vilarejo têm suas histórias relatadas de forma intercalada, o que dá ao longa um ritmo agradável. Para acompanhar, um voice-over do “Professor da Escola” em alguns momentos, embalando o suspense sutil, que contribui para uma estética noir. Complementando essa estética, a belíssima e tocante fotografia de alto contraste, que também foi indicada ao Oscar. Além disso, o ótimo elenco é formado, em sua maioria, por atores juvenis principiantes (assim como em Cidade de Deus).

Uma curiosidade sobre o filme, é que os personagens adultos não são atrubuídos de nomes próprios, e são chamados por suas profissões/funções no vilarejo, diferentemente das crianças que são personificadas. Vale observar também, que o filme se passa na Alemanha logo antes da Primeira Guerra Mundial, tratando da geração de crianças que encarou nos 30 anos posteriores, uma era de caos da sociedade alemã. Portanto, vejam e tirem suas conclusões.

0 comentários:

Postar um comentário