segunda-feira, 12 de abril de 2010

Belo mundo cruel

Público para a sessão de "O Deserto da Arte Proibida"

O festival É Tudo Verdade já está rolando no Rio desde o dia 9 de abril e vai até o próximo domingo 18. Nesse ano, além do CCBB, outros lugares estão participando do evento: Unibanco Arteplex, Cinemark Downtown, Ponto Cine Guadalupe, Cine Santa Teresa e Instituto Moreira Salles. Vale MUITO a pena caçar os títulos pela programação, pois muitos não entrarão no circuito comercial, outros serão os cobiçados em outros festivais, como o Festival do Rio e, certamente, todos ampliam bastante nossos horizontes. Além de tudo, todas as exibições são de graça. Segue texto da divulgação, desse link:

O festival chega a sua 15ª edição, sempre trazendo o melhor da produção documental de cada ano. A competição internacional delongas e médias-metragens apresenta 12 títulos, rodados nos cinco continentes, além de nove produções na disputa internacional. Entre os longas estrangeiros destaca-se: O Homem Mais Perigoso dos Estados Unidos: Daniel Ellsberg e os Documentos do Pentágono, de Judith Ehrlich e Rick Goldsmith. Indicado ao Oscar 2010 e premiado no Festival Internacional de Documentários de Amsterdam, o documentário retrata o ex-analista militar americano que divulgou papéis secretos, expondo mentiras de cinco presidentes sobre a Guerra do Vietnã.

Nesta mesma competição, O Jogador (The Player), de John Appel, vencedor do prêmio de Melhor Documentário do Festival de Amsterdam 2009. Partindo de uma história familiar, Appel investiga o vício em apostas. Entre os curtas concorrentes, destaca-se o novo filme do cineasta brasileiro radicado na Espanha, Sergio Oksman. Notes on the Other é um ensaio sobre a identidade a partir de um episódio marcante na experiência espanhola de Ernest Hemingway.

Programação aqui. E, para os atrasados/desesperados (eu!), haverá uma reprise da mostra Retrospectiva Alain Cavalier no dia 19 no Cinemaison, na Maison de France. Bom filme!

0 comentários:

Postar um comentário