quarta-feira, 14 de abril de 2010

Amor, ódio e sabres de luz

Por Rafael Mathias 

Selecionado este ano para o Festival É tudo verdade, o documentário O Povo Contra George Lucas aborda a obsessão dos fãs pela saga Star Wars. Seguindo por esse viés, o longa consegue dissecar várias questões relacionadas à produção, distribuição e marketing que originaram e mantiveram a fama do universo Jedi.

O amor de um geek não tem limites, e se tratando de Star Wars é forte à ponto de virar ódio. É em torno disso que se desenrola o filme, e o melhor de tudo, com uma aguçada abordagem humorística.

Com uma grande quantidade de entrevistados (entre eles o diretor Francis Ford Coppola) e material amador reunido, os admiradoes dos filmes e do diretor dão depoimentos expressivos e reacionários. Além disso, parte deste material é formado por produções amadoras dos fanáticos. Além de depoimentos, os vídeos são homenagens, extensões da história, remakes, ou “correções”. Este último existe porque a adoração da geração de fãs dos anos 70 à primeira trilogia, não se repete para a segunda.

A instatisfação dos fãs com os episódios mais atuais, também ocorreu com o lançamento dos DVDs da edição restaurada por George Lucas (que trazia modificações às cenas e à história). O diretor alegou posteriormente que a versão original não estaria mais disponível e os negativos foram destruidos. Isso leva o documentrário para um debate interessantíssimo: de quem seriam, na prática, os direitos de um filme que afetou tanto uma geração e faz parte da cultura pop até hoje?

O documentário é muito mais do que isso. Com uma ótima edição e imparcial da forma como pode ser, os dois anos e meio de produção foram bem aproveitados para nos trazer esse ótimo filme.

Que a força esteja com você.


0 comentários:

Postar um comentário