terça-feira, 11 de maio de 2010

De cabo a rabo



O bandido da luz vermelha de Rogério Sganzerla

Para quem valoriza o cinema brasileiro e nem sempre consegue achar bons filmes em cartaz, a Cinemateca do MAM fez uma seleção de renomados títulos nacionais para exibição. Aí vai a programação desta semana:

Qui 13
18h30 – O judeu de Tom Job Azulai. Brasil/Portugal, 1996. Com Felipe Pinheiro, Dina Sfat, Mário Viegas. 85’. >> O filme narra a história de Antônio José da Silva, brasileiro chamado de “o judeu”, que foi torturado pela inquisição por crime de judaísmo. O filme era um projeto do cineasta Alberto Cavalcanti. Classificação etária – 16 anos.

Sex 14
18h30 – A casa assassinada de Paulo César Saraceni. Brasil, 1971. Com Norma Bengell, Carlos Kroeber, Nelson Dantas. 103’. >> Baseado na novela de Lúcio Cardoso. Uma carioca chega a uma mansão de uma tradicional família no interior de Minas para se casar com o filho mais novo do clã. Classificação etária – 14 anos.

Sáb 15
16h – Lábios sem beijos de Humberto Mauro. Brasil, 1930. Com Didi Vianna, Paulo Morano, Lelita Rosa. 53’. Sessão com acompanhamento de piano ao vivo por Cadu. >> Moça rica, moderna e mimada se apaixona por um homem. Por coincidência de nomes, pensa que sua irmã caçula também está apaixonada por ele, o que a faz romper o namoro. Classificação etária – livre.

18h – O bandido da luz vermelha de Rogério Sganzerla. Brasil, 1968. Com Paulo Villaça, Helena Ignez, Sérgio Mamberti. 92’. >> Assaltante de residências de São Paulo, alcunhado o bandido da luz vermelha, aterroriza a cidade com sua ousadia e suas técnicas inusitadas de ação.
Classificação etária – 14 anos.

Dom 16
16h – Cabra marcado para morrer de Eduardo Coutinho. Brasil, 1984. 119’. >> No início dos anos sessenta, um líder camponês é assassinado no nordeste. Com o golpe militar, as filmagens foram interrompidas e só foram retomadas dezessete anos depois, focando na viúva e seus dez filhos. Classificação etária – 14 anos.

18h – Rio Zona Norte de Nelson Pereira dos Santos. Brasil, 1957. Com Grande Otelo, Malu Maia, Jece Valadão. 86’. >> O filme retrata o cotidiano dos morros cariocas e a história de um compositor que teve seus sambas roubados por um radialista. Classificação etária – Livre.

A programação completa você acessa aqui. Ainda haverão as pré-estréias dos restaurados Berlim da Batucada (1944) de Luiz de Barros e Bonequinha de Seda (1936) de Oduvaldo Vianna nos dias 20 e 21 de Maio.

0 comentários:

Postar um comentário