sábado, 1 de maio de 2010

Merhaba!


O Cadernos entra com mais um post de serviço para nosso caríssimo público. Dessa vez, viemos trazer a notícia de uma mostra que começou dia 27 de abril (terça) e vai até dia 9 de maio (domingo e dia das mães!). É a mostra Pérolas do Cinema Turco, que vai rolar na Caixa Cultural do Rio (na Carioca, R. Almirante Barroso, 25). Os filmes retratam a diversidade da Turquia, um país que tem suas influências culturais na divisa do Ocidente e o Oriente, além de ter uma língua única, pelo fato de ter sido regularizada e, de certa maneira, artificializada, na década de 20. A Turquia é o único país do mundo muçulmano que é laico, e isso é uma das controvérsias que permeiam esse belíssimo país.

Press release da assessoria da CAIXA:

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 27 de abril a 9 de maio, “Pérolas do Cinema Turco”, mostra cinematográfica que traz ao público a oportunidade de assistir aos mais importantes filmes produzidos na Turquia de 1964 a 2006.

Um olhar da história do cinema turco, esta é a proposta do curador da mostra, Arndt Röskens, ao selecionar para a programação dez de seus filmes mais apreciados. Uma oportunidade única, pois embora nos últimos 50 anos se tenha produzido na Turquia um número considerável de filmes de boa qualidade – alguns com enorme repercussão internacional –, a maior parte de seus títulos nunca foi lançada no circuito comercial ou em DVD no Brasil.


Entre os filmes exibidos estão três do maior cineasta turco, Yilmaz Güney, “Esperança” (Umut / Hope, 1970), que entrou na história do cinema turco pela altíssima qualidade cinematográfica; “O rebanho” (Sürü / The Herd, 1978), que foi dirigido por Güney de dentro da prisão e tem sua direção formalmente atribuída a Zeki Ökten; e, por fim, o filme mais popular do diretor, “O caminho” (Yol / The Way, 1982), também dirigido enquanto o cineasta estava preso por conta de suas atividades políticas nos anos 70. Todas a produções de Yilmaz Güney serão exibidas em película 35mm.

A mostra, também, vai exibir o grande clássico do cinema turco, “Verão seco” (Susuz Yaz / Dry Summer, 1964), que ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim de 1964. O seu realizador, o cineasta Metin Erksan, foi recentemente homenageado com uma retrospectiva da Cinemateca Francesa, em Paris. O filme conta a disputa entre dois irmãos no interior da Turquia por uma mulher e, como pano de fundo igualmente importante, a luta pela água nas terras secas do campo.

A mostra "Pérolas do Cinema Turco“ traz, ainda, mais seis filmes de grandes cineastas. Dois importantes filmes de Ömer Kavur e Atif Yilmaz – cineastas há muito consagrados e com inúmeras realizações no currículo –, além dos primeiros filmes de Nuri Bilge Ceylan, Reha Erdem, Yesim Ustaoglu e Zeki Demirkubuz – cineastas contemporâneos mais recentes e que estão despontando no cenário internacional.

E vale lembrar que as sessões acontecem todos os dias (exceto segunda-feira), em duas salas com duas sessões cada: 17h e 19h30. A inteira sai por R$ 4 e a meia, R$ 2. Mais informações no site da Caixa: www.caixa.gov.br/caixacultural. Allaha ısmarladık!


0 comentários:

Postar um comentário