segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O Desinformate! (The Informant!)

Por Rafael Mathias



The Informant informa demais. Prepare-se para ficar desnorteado com a quantidade de baboseira "falada" na tela. Verdade que tem muita coisa engraçada sendo dita ali, mas é só isso, engraçado. Se todas as informações inúteis que existem no pensamento do protagonista (Matt Damon) são para confundir, foi bem sucedido. A própria personalidade da personagem é propositalmente confusa e o voice-over funciona nesse quesito. Entretanto, num longa narrado e em que o pensamento do personagem não sai de cena, é pedir pra dar errado.

A direção de Soderbergh é mediana. Não há inventividade ou ousadia por parte do diretor, salve alguns planos das reuniões filmadas. A fotografia é estéticamente interessante em cenas com tonalidades mais quentes, de características mais intimistas.

O mais interessante é que o filme é totalmente a cara dos irmãos Coen. Piadas inteligentes e articuladas e a ótima trilha sonora, bastante cômica, que impõe o gênero ainda mais. (Sem contar que a história tem uma pequena semelhança com a de Burn After Reading).

The informant é um filme que merece ser assistido pela história inacreditável, só vendo pra entender o quão inacreditável é, se não acabar se perdendo em meio aos voice-overs.



4 comentários:

Matheus Miguens disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Matheus Miguens disse...

créditos ao matt damon, um monstro!
Soderbergh é melhor do q isso, mas ele tem crédito.
o filme é bom. me lembrou muito Shatered Glass do Billy Ray, que conta a história real de jornalista que ganhou fama com matérias inventadas. Uma mente infanto-psicopata. No filme do soderbergh a viagem dentro da psiquê do personagem é muito complexa, cheio de pensamentos randômicos, que atrapalha na distinção das informações importantes das q podem ser facilmente ignoradas, misturando tudo num bolo desorganizado que dificulta a compreensão do filme. muita fala. muito pensamento. muita informação. mas vale pela história; ela é interessantíssima, mas podia ter sido contada de uma forma menos reflexiva.

morphomenelaus disse...

cruz credo.. depois disso nem vou assistir mais! oO

Rafael Mathias disse...

Por Mathias:
minha crítica não é a verdade absoluta, vá assistir sim! haha

Postar um comentário