sexta-feira, 23 de abril de 2010

Sobre olhos e tetas

Por Gabriel Giraud


Atendendo pedidos e promessas, ela chegou! A crítica de O Segredo dos Seus Olhos, o filme argentino que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro, desbancando A Fita Branca e A Teta Assustada. Filme maravilhoso, uma história cheia de tensões e mistérios, uma reflexão sobre o tempo, a paixão e a memória. Uma obra-prima! Estupendo! Fabuloso! Espetaculaaar!

Tiro no pé número um: trilha sonora. Todos adoraram como o filme trata de uma história de amor por trás de tantos panos: um homem relembrando um caso, uma investigação, tensões profissionais... Mas quando toca aqueeela musiquinha fofa em violininhos... E isso mata o roteiro, que não tinha nada de meloso. A química que seria uma consequência da relação profissional entre Espósito e Irene é antecipada pela trilha. Além disso, a trilha cala silêncios que queriam berrar, principalmente [SPOILER] quando se descobre o prisioneiro perpétuo de Morales [/SPOILER]. Definitivamente, cinema não é só imagem – pena que ainda tem muita gente que não se toca disso.

Tiro no pé número dois: atuação da personagem de Irene. Digressão rápida: vocês se lembram de Zoolander? Sim, Zoolander, aquele besteirol americano onde o personagem-título, encarnado por Ben Stiller, é um modelo internacional e sabe fazer vários olhares, mas que todos os seus olhares fatais, na verdade, são os mesmos. Pois bem, é essa mulher. Todo olhar fofinho dela que era lançado ao protagonista tinha a mesma cara. E ela tem olhos muito bonitos! Mas aquele olharzinho com aquele sorrisinho de “oi-eu-acho-que-eu-tô-gostando-de-você” me cansou. Podem me xingar, mas a Irene ficou meio flutuante entre a mulher decidida e a indecisa.


Sim, o filme é muito bem dirigido, as cenas são lindas e, ao contrário de muita gente, achei o encadeamento das cenas muito fluido. E o plano-sequência no estádio de futebol é divertidíssimo – bem, qual plano-sequência não é divertido? Mesmo assim, ainda achei uma injustiça deeesse tamanho o Oscar não ter ido para o peruano A Teta Assustada. Um visual incrível, cheio de aridez e cores e closes e planos abertos; uma história louca, mas cheia de poesia e psicologia; relações que são difíceis de entender e atuação e direção justíssimas. Eu daria cinco estrelas para A Teta, mas para O Segredo dos Seus Olhos...

2 comentários:

Unknown disse...

Não vi a Teta, mas eu gostei bastaaante do Segredo dos Seus Olhos. Pode me chamar de menininha. Achei uma boa mistura de Law & Order com romance. :P

jojo disse...

gostei dos dois filmes mas é verdade que a Teta merecia ganhar por su originalidade tambem.

Postar um comentário