quinta-feira, 22 de abril de 2010

Top top

Por Gabriel Giraud e Rafael Mathias

Se você teve compromisso, casou, bebeu demais, estava sem grana, brigou com a namorada ou com o senhor seu marido, ficou de castigo ou foi preso, não importa! Agora você vai poder ver (ou rever) aqueeele filme maneiro que já saiu de cartaz. E por um precinho legal!

A nova mostra do Instituto Moreira Salles com os melhores filmes de 2009 segundo a crítica vem com vários títulos legais. E, como crítica é com a gente, o Cadernos decidiu fazer a listinha com a crème de la crème: os melhores filmes segundo o Cadernos dentro da mostra dos melhores filmes de 2009.

Primeiro, Tarantino. A obra-prima – para muitos – de Quentin Tarantino nos criou uma excitação sanguinária pela Segunda Guerra. Os diálogos, como sempre, memoráveis... mas as que são proferidas pelo ganhador do Oscar de melhor ator coadjuvante Christoph Waltz nos levaram ao delírio. Leia mais sobre os Bastardos aqui.

O sueco Deixa Ela Entrar (Låt den rätte komma in) ficou várias semanas na salinha 3 do Estação Botafogo, quase sempre com sua única sessão lotada. O clima frio e tenso do filme, as psicoses do menininho que sofre bullying, a vampira e seu tutor assassino são elementos que podem arrepiar qualquer um. Mas o lirismo que a relação deles tem forma um contraponto interessantíssimo, onde as monstruosidades da vampirinha são aceitáveis e perdoáveis. Impossível não amá-los, ainda mais com uma história tão simples e tão original.

Clint Eastwood aparece em dobro na mostra, e recomendamos os dois filmes. A Troca (Changeling) tem uma linda fotografia, um roteiro convincente, cheio de mistério e uma Angelina Jolie madura na atuação. Gran Torino mostra como a tolerância e o respeito conquistam até um homem que parece um galho seco de tão morto. E também mostra como a família pode parecer estranha e como a amizade pode nascer das diferenças. Simples e marcante, com uma direção muito contundente e direta.

Marcando presença na nossa listinha, não poderia faltar um filme tupiniquim. Bem, o protagonista se trata de um dinamarquês. Cidadão Boilesen é um documentário não apenas sobre esse homem que contribuiu com a ditadura militar, mas também como a ditadura era bastante civil, financiada por empresários. E a narrativa tem umas tiradas quase que pop, com musiquinhas ritmadas que fazem do filme uma aula didática e interessante.

E o filme que causou discórdia entre os membros do Cadernos, mas que é um dos favoritos de muita gente, é o último de Almodóvar. Abraços Partidos (Los Abrazos Rotos), antes de contar uma história, faz uma ode ao cinema. Usando o Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos para homenagear o nosso amado mundo audiovisual, ele cria uma trama bem típica, com idas e vindas e altos e baixos e, sobretudo um visual digno de exposição de cada frame da sua película. Penélope brilha com as cores de Almodóvar. E os acontecimentos que acontecem por um triz sempre nos arrepiam.

A mostra começou na terça dia 20 e vai até quinta-feira, dia 29. Algumas sessões serão seguidas por debates com especialistas do universo cinematográfico. Há vários outros títulos, como Entre os Muros da Escola (Entre les Murs), Garapa e Foi Apenas um Sonho (Revolutionary Road), veja a programação aqui. Os preços são 10 reais a inteira e 5 a meia. Esperamos que vocês aprovem nossa seleção! E... quais as apostas que vocês já têm para 2010?

0 comentários:

Postar um comentário