quinta-feira, 10 de junho de 2010

Sexo (gay), mentiras e Jim Carrey

Por Matheus Miguens


Obs.: Não tem jeito, Jim Carrey nasceu pra isso. Eu sei, eu sei... filmes maravilhosos como Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças e O Show de Truman não devem perder valor na carreira do ator, mas é na comédia que Carrey mostra seu talento e dá o verdadeiro significado aos seus personagens.

Baseado em fatos reais, I Love You Phillip Morris é homônimo ao livro de memórias de Steve McVicker, que ganha o nome de Steven Russel para o personagem principal. O longa ganhou seu primeiro nome em português em novembro do ano passado, quando passou por aqui pelo evento Vale Open Air. Traduzido ao pé da letra por Eu Te Amo Phillip Morris, até que me agradou. Não imaginaria um nome melhor. Agora, O Golpista do Ano?? Faz o filme descer muitos níveis, integrar o grupo dos ‘da pesada’ ou ‘do barulho’ e assim, receber um estereótipo caricato de Sessão da Tarde! Patético. Enfim, assuntos mercadológicos.

Numa mistura de O Segredo de Brokeback Mountain com Prenda-me Se For Capaz, O Golpista do Ano conta a história real de Steven Russel (Jim Carrey), um policial bem casado que após um acidente resolve assumir sua homossexualidade. Para viver no mundo gay, Russell vira um picareta, capaz de qualquer ato ilegal para conseguir dinheiro fácil. Em uma das prisões de Russell, ele conhece o Phillip Morris do título, brilhantemente interpretado por Ewan McGregor. Sempre que aparece, o ator rouba a cena e, graças a ele, o filme ganha novos ares e se torna muito mais agradável. Russell e Morris se apaixonam e essa relação vira uma história de amor e falcatruas com situações dramáticas, mas também divertidas.

Para além do argumento e das interpretações, poucos aspectos me parecem dignos de nota. Mas a verdade é que o filme cumpre os seus objetivos, conta uma historia bem contada e deixa-nos a pensar sobre ela. E esse talvez seja o seu maior trunfo, a narrativa. É uma obra polêmica, que banaliza a homossexualidade e usa o humor como fio condutor para narrar uma história profundamente trágica. Sem qualquer pudor em caricaturar o lado mais estranho da homossexualidade aos olhos dos heterossexuais, esta é no fundo uma história de amor de um homem que se recusa a aceitar as limitações que a vida lhe impõe, e usa de todos os meios para subvertê-las.

Sem falar nele, Jim Carrey. Sua versatilidade assusta ao interpretar convincentemente todas as metamorfoses de um personagem tão singular, desde o seu tempo de polícia casado e pai, até ao sofisticado diretor financeiro, ou doente aidético terminal. Tem gente por aí o acusando de caricato demais. E é! Para seus fãs, o papel é um prato cheio. No melhor estilo O Mentiroso de ser. E Rodrigo Santoro? Está lá, em quatro cenas e aparece como terceiro nome no crédito aqui no Brasil. Seu personagem acaba perdido no meio do filme, ressurgindo já no final meio sem propósito só para sabermos que fim ele levou. Bem medíocre. Mas é só um detalhe. Até por ele o filme vale.


3 comentários:

Unknown disse...

Jim Carrey me surpreende a cada dia que passa, sua versatilidade é mesmo inegável!
Mas prefiro ele num besteirol americano! Ele será "o Máscara" eternamente para mim. hehe

Matheus Miguens disse...

hahaha sim, minha cara, tb concordo! Mas sendo imparcial, vale a pena tb ver seus dramas que são incríveis. Como filmes em si, melhores que as comédias. Mas continuo não abrindo mão da charlatonisse caricata dele nesses personagens idiotas que a gente gosta!

Will Nygma disse...

Nossa bacana sua resenha e análise...mas vc acabou com o filme e principalmente com a participação de Santoro no filme.
Uma orientação só tá. aceite como crítica cosntrutiva.
Steve McVicker é o autor do livro, mas o livro I LOVE YOU PHILLIP MORRIS ñ é baseado na sua vida, e sim na de seu entrevistado, STEVE RUSSEL, presidiário, McVicker é jornalista e em entrevista com o detento fez o livro baseado na vida de seu entrevistado.

No meu blog tem várias matérias pré ;sua estréia q nos fazem entender o motivo de Santoro aparacer pouco, pois muitas cenas foram cortadas por muitos motivos para o filme poder estrear nos cinemas, nos E.U.A. se ker saber ñ estreou ainda. e está pronto desde 2008.

veja:
www.antenadoscomwill.uniblog.com.br
TEM MATÉRIAS E UM VIDEO SOBRE O FILME.

abraços.

De resto seu blog tá massa!

Postar um comentário